- Nossa PrÁtica -
Muito além do brincar
Livre Brincar
É toda atividade iniciada e conduzida pela criança de acordo com seus próprios interesses. A criança é autora! Inventa, investiga e descobre por si mesma. A brincadeira é guiada pela criatividade natural da criança e exige tempo e espaço.
O brincar é a atividade principal na vida de uma criança. É linguagem! É por meio dele que a criança se comunica, expressa e articula suas relações com o mundo. Nesse diálogo, os momentos de investigação e experimentação dos brincares são fundamentais para sua construção do seu próprio ser!
Brincar livre não é brincar sozinho ou desacompanhado. É necessário ter espaço e oportunidade para se expressar e adultos dispostos a validar a importância dos gestos e ações contidas nesse brincar, a partir de uma visão de criança potente que é reconhecida como sujeito!
“É crucial que a criança descubra por si mesma tanto quanto possível. Se ajudarmos a finalizar cada tarefa a estamos privando do mais importante aspecto do seu desenvolvimento. Uma criança que consegue as coisas por si, por meio da experimentação independente, adquire um tipo de conhecimento completamente diferente daquela criança para a qual são oferecidas soluções prontas.” – Emmi Pikler


Brincar é a melhor forma de aprender!!
É brincando que a criança é capaz de, por si, elaborar hipóteses sobre o mundo, e assim, vai construindo saberes.
A brincadeira livre permite a criança experimentar, sentir, apropriar-se de conceitos importantíssimos para seu desenvolvimento. Aspectos sociais, cognitivos e afetivos são a todo momento apreendidos. Ao brincar livremente, a criança compreende que é um ser capaz e potente, ampliando a sua confiança em si. Aprende a investigar e elaborar teorias. Lida com aspectos importantes como frustração, persistência e concentração.
O brincar é vital na vida das crianças!
- MUITO ALÉM DO BRINCAR-
Brincar como direito!
Somos um espaço educativo e acreditamos no desenvolvimento das crianças através do brincar.
– Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
– Brincar de diferentes formas em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.
– Participar ativamente, com adultos e outras crianças da vida cotidiana educativa.
– Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
– Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações e brincadeiras.
– Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio de diferentes linguagens, como sujeito dialógico, criativo e sensível.
- CRIANÇA E NATUREZA -
Um quintal para Infância
Criança e Natureza

Tempo e espaço para brincar
A natureza é vital para as crianças: cinco bons motivos para as crianças habitarem espaços naturais.
- Para ativar os sentidos: a criança brinca e brinca com o corpo todo. Sentir, pegar, degustar, ouvir e olhar a grandeza da natureza é sentir o sabor de viver.
- Para descobrir mais do mundo: ao brincar as crianças naturalmente investigam, pesquisam e interagem com o mundo, fazem dele laboratório para novas descobertas.
- Para descobrir mais sobre si: somos todos natureza. Mais do que brincar com a natureza, essa relação trás o sentimento de pertencimento.
- Para ampliar as experiências: há qualidade e diversidade para sentir os múltiplos materiais e materialidades que ampliam as experiências estéticas, sensoriais e poéticas.
- Para nutrir o imaginário: a natureza tem a porosidade necessária para acessar a imaginação e a força para criar.
- CHÃO DO QUINTAL -
Cotidiano de cuidado e afeto na primeira infância.
Partimos de uma imagem de criança competente para descobrir o mundo por si mesma; por isso alguns princípios norteiam nosso trabalho:
- O livre brincar como base para o cotidiano
- A natureza como plano que acolhe o SER criança
- O espaço como terceiro educador - preparação dos espaços para brincar
- Educador de referência como figura acolhedora e facilitador para as investigações e descobertas das crianças
- Os direitos de aprendizagem: expressar, conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se.
- Propostas diárias de expressão e criação das crianças
- Alimentação cuidadosa privilegiando frutas, alimentos mais naturais e com redução de adição de açúcar
- Acolhimento afetivo e gradativo, respeitando a criança e também o adulto de referência
