- Nossa PrÁtica -

Muito além do brincar

Livre Brincar

É toda atividade iniciada e conduzida pela criança de acordo com seus próprios interesses. A criança é autora! Inventa, investiga e descobre por si mesma. A brincadeira é guiada pela criatividade natural da criança e exige tempo e espaço. 

O brincar é a atividade principal na vida de uma criança. É linguagem! É por meio dele que a criança se comunica, expressa e articula suas relações com o mundo. Nesse diálogo, os momentos de investigação e experimentação dos brincares são fundamentais para sua construção do seu próprio ser!

Brincar livre não é brincar sozinho ou desacompanhado. É necessário ter espaço e oportunidade para se expressar e adultos dispostos a validar a importância dos gestos e ações contidas nesse brincar, a partir de uma visão de criança potente que é reconhecida como sujeito!

“É crucial que a criança descubra por si mesma tanto quanto possível. Se ajudarmos a finalizar cada tarefa a estamos privando do mais importante aspecto do seu desenvolvimento. Uma criança que consegue as coisas por si, por meio da experimentação independente, adquire um tipo de conhecimento completamente diferente daquela criança para a qual são oferecidas soluções prontas.” – Emmi Pikler

Brincar é a melhor forma de aprender!!

É brincando que a criança é capaz de, por si, elaborar hipóteses sobre o mundo, e assim, vai construindo saberes.

A brincadeira livre permite a criança experimentar, sentir, apropriar-se de conceitos importantíssimos para seu desenvolvimento. Aspectos sociais, cognitivos e afetivos são a todo momento apreendidos.  Ao brincar livremente, a criança compreende que é um ser capaz e potente, ampliando a sua confiança em si. Aprende a investigar e elaborar teorias. Lida com aspectos importantes como frustração, persistência e concentração.

O brincar é vital na vida das crianças!

- MUITO ALÉM DO BRINCAR-

Brincar como direito!

Somos um espaço educativo e acreditamos no desenvolvimento das crianças através do brincar.

A BNCC é um documento nacional de referência para elaboração de propostas pedagógicas para a educação infantil. Nessas diretrizes são organizadas e validadas os
6 direitos de aprendizagem:

– Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

– Brincar de diferentes formas em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.

– Participar ativamente, com adultos e outras crianças da vida cotidiana educativa.

– Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.

– Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações e brincadeiras.

– Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio de diferentes linguagens, como sujeito dialógico, criativo e sensível.

- CRIANÇA E NATUREZA -

Um quintal para Infância

Criança e Natureza

Nós do Quintal Obaobá propomos uma prática que oferece oportunidade para a criança estar na natureza. Entendemos o quão é urgente que as elas tenham tempo e espaço para aprender do lado de fora.  Promovemos diariamente experiências que envolvem a observação, o sentir e a conexão com a natureza viva. Acreditamos que é possível oferecer às crianças o aprender fora de uma sala de aula, respeitando seu tempo, seu modo de pensar e agir sobre o mundo.

Tempo e espaço para brincar

A natureza é vital para as crianças: cinco bons motivos para as crianças habitarem espaços naturais.

- CHÃO DO QUINTAL -

Cotidiano de cuidado e afeto na primeira infância.

Partimos de uma imagem de criança competente para descobrir o mundo por si mesma; por isso alguns princípios norteiam nosso trabalho: